PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Análise das Matrizes Curriculares e Descritores para a Prova Brasil e outros

  • A noção de gêneros discursivos permeando todas as Matrizes e Descritores 
  • Prova Brasil: Descritores, Habilidades de Leitura e Estratégias de Ensino (ORIENTAÇÕES FEITA PELO PROF. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello-PDE/ UEL/2010)

1º Passo: Fazer-saber; 2º Passo: Fazer-crer; 3º Passo: Fazer-fazer

Lista dos Descritores (Ensino Médio) o que é exigido (habilidade)- 6 grandes blocos: procedimento de leitura; implicações; relações de coerência e coesão; relação de variação lingüística.
D1 – Localizar informações explícitas (leitura da linha) em um texto. 1º passo
D2 – Estabelecer (elemento de coesão) relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. 1º passo
Eu comprei um caro que (cuja) a porta estava estragada.
D3 – Inferir (entender o contexto- sentido literal) o sentido de uma palavra ou expressão. 1º passo
O aluno ver o valor que tem...
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. 2º passo
D5 – Interpretar (texto sincrético) texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). 2º passo tirinha- texto verbal e não verbal
D6 – Identificar o tema (assunto p/MEC) de um texto. 2º passo 
Assunto: sapo pururu=relação de poder;                  
A galinha dos ovos de ouro= exploração
D7 – Identificar a tese de um texto. 2º passo
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. 2º passo
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. 2º passo
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. 2º passo
D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. 1º e 2º passo
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2º passo
D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 2º passo
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. 2º passo
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 2º passo
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. 2º passo
D17 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. 2º passo
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. 2º passo
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. 2º passo
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos. 2º passo
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. 2º passo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.