PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Funções da linguagem/atividades

Funções da Linguagem: todo texto tem uma função , um objetivo. Portanto, quando se usa a linguagem, ela exerce uma função.

As "funções da linguagem" são:


1. Função referencial: referente (de quem ou do que se fala) é o objeto ou situação do qual a mensagem fala. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função é predominante nos textos de caráter científico e é predominante nos textos jornalísticos.

2. Função emotiva: é a função mais usada em poesias, em depoimentos pessoais, etc. Por meio dessa função, o emissor (quem fala) imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. É a função predominante nos textos subjetivos, que emitem a opinião do autor. O leitor sente no texto a presença do emissor (quem fala).

3. Função conativa ou apelativa: é a função certa para convencer o receptor (com quem se fala) a fazer o que o emissor (falante) quer. Essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o destinatário (ouvinte) da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o destinatário com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. É a função usada nos textos injuntivos , a mensagem é organizada em forma de ordem,chamamento,apelo ou súplica.

 
Obs.: Texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a tender a vontade do emissor(quem fala).

4.Função fática: é a função usada para testar ou manter o canal de comunicação. A palavra "fático" significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem fala sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalingüística. Isto é, a palavra explicando a palavra. Um exemplo da função metalinguística é o Dicionário, pois se tem palavra explicada por outras palavras.

6. Função poética: é o uso artístico da palavra, a mensagem é elaborada de forma inovadora e inusitada, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias, temos a manifestação da "função poética" da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Exemplos do uso das palavras com a função poética:
" Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."
" Quem casa, quer casa"
" Aos trancos e barrancos"


Nenhuma das Funções da linguagem é usada isoladamente, de modo geral, acontece a superposição de várias funções em um mesmo texto. Há, porém, aquela que predomina no texto, se sobressai, desta forma pode-se identificar a finalidade, o objetivo principal do texto

Obs.: As funções da linguagem revelam as intenções dos diferentes tipos de textos. Em geral, uma função predomina, mas elas também se misturam: a emotiva, a poética, a metalinguistica, a referencial, a apelativa e a fática. 

 

Atividades: 


1-Qual sinal de pontuação é característico da função emotiva da linguagem?

(  ) O ponto final
(  ) O modo imperativo
(  ) O ponto de exclamação
(  ) Os dois pontos

2. Assinale um exemplo de texto que usa sobretudo a função referencial da linguagem, aquela que transmite as ideias com objetividade:

 

(  ) Uma crônica

(  ) Um provérbio

(  ) Uma dissertação de mestrado

(  ) Uma charge política 

   
3. Apenas a poesia pode registrar a função poética da linguagem? 

(  ) Não 
(  ) Depende do autor 
(  ) Sim, apenas poemas em verso ou prosa 
(  ) Sim, a função poética requer um (a) poeta como emissor da mensagem 

 

 4.  'A noite inteira o poeta/ em sua mesa, tentando/ salvar da morte os monstros/ germinados em seu tinteiro'. João Cabral de Melo Neto escreve aqui sobre a própria criação. Que função predomina no trecho?

(  ) A conativa
(  ) A referencial
(  ) A dialógica
(  ) A metalinguística  
  
5. Por que horóscopos e anúncios de publicidade são exemplos da função apelativa da linguagem?
(  ) Porque ambos os textos apelam ao bom senso do leitor.
(  ) Porque eles sugerem mudança de comportamento no receptor do texto: 'reflita', 'viaje', 'comece agora' etc.
(  ) Porque seus emissores enfatizam o canal aberto da comunicação.
(  ) Porque eles têm conteúdo opinativo.

 Fonte: http://simplesmenteportugues.blogspot.com/